- Área: 320 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Luis Costa
-
Fabricantes: Alumiporta, Espaço interior., José Henrique Silva Filhos, lda, Marti-Pereira, Sousa e Ferreira, lda.
Descrição enviada pela equipe de projeto. O empreendimento localiza-se na vila da Madalena do Pico e tem como objetivo a construção de três apartamentos, dois dos quais inseridos numa nova edificação. No terreno a intervir já existia um edifício, inserido no tecido urbano.
Considerando que a parte do terreno a intervir era um vazio isolado relativamente à estrutura das edificações existentes, optou-se por uma linguagem simples e atual, definindo-se uma organização do volume de intervenção consoante as volumetrias dos edifícios circundantes, de modo a que este não desenquadre-se da escala urbana.
A volumetria do novo edifício resulta da intenção de desenhar três espaços exteriores que configurem uma relação interior-exterior independente para cada unidade.
O edifício pré-existente foi transformado num escritório de arquitetura no piso inferior e num T1 no piso superior.
O novo edifício consiste em dois apartamentos T2, correspondentes aos dois volumes que formam o piso inferior e o superior. O primeiro mantém as cérceas do edifício pré-existente, assim como dos edifícios em frente. É adoptada uma cobertura plana para que o volume correspondente ao segundo piso tire o máximo proveito da vista envolvente tanto no seu interior como na relação com o exterior. O apartamento do piso superior está orientado para o mar sendo possível observar a baia do porto da Madalena e a ilha do Faial em qualquer das suas divisões.
Este volume, como está em consola na suas extremidades, destaca-se e oferece uma cobertura exterior às entradas e ao espaço de distribuição dos apartamentos inferiores.
A fachada rebocada e pintada a branco do edifício existente é mantida, sendo que, na nova construção é utilizado betão com esferovite para simular pedra serrada. O tom escuro do cimento relaciona-o com as tonalidades dos edifícios adjacentes, reduzindo visualmente seu impacto volumétrico. Este material também é utilizado para dar destaque ao volume superior onde é utilizado cerâmico preto, por forma a reforçar o conceito de subtração do espaço ao volume.